Hiro mostra que tamanho não é documento em sua aventura no Japão Feudal. A era dos feudos não possuía muitos atrativos para seus contemporâneos: nada de seguro de vida e espadas para todo o lado. Aliás, se houvessem seguros de vida naquela época, o custo seria de verdadeiros baús de ouro por mês, afinal a saúde era parca e os riscos altíssimos.
No Japão, isso não era muito diferente, mas os cavaleiros de lá possuíam outro nome: samurais. Os guerreiros que viviam sob a bandeira da honra eram contratados pelos Daymio, espécie de administradores regionais.
Os samurais eram considerados invencíveis, com uma capacidade de manejo de suas espadas simplesmente fantástica, apenas samurais do feudo inimigo eram capazes de combatê-los. O que levou a um reinado de terror no cenário japonês, visto que todo o povo era dominado pelo medo dos samurais.
Para resolver este problema, aldeões começaram a desenvolver uma técnica de combate de guerrilha, utilizando elementos disponíveis ao seu redor como armas e formas alternativas de derrotas os grandiosos guerreiros.
Surgia o Ninjutsu, que aos poucos foi sendo aperfeiçoado. Os ninjas tornaram-se então uma espécie de espião medieval, capazes de infiltrarem onde fosse preciso sem serem vistos e vencendo inimigos mais poderosos e em maior número, simplesmente por sua habilidade em não ser visto.
Pequenos só no tamanho
Mini Ninjas coloca o jogador na pele de Hiro, um pequeno ninja apto a enfrentar seus adversários da forma que for necessária, utilizando as armas mais clássicas do ninja: a Ninja-to, uma espada com a mesma leveza e precisão da Katana (espada samurai), porém reta e mais curta, a shuriken, popularmente conhecida como estrela ninja, bombas de fumaça e muito mais.
O jogo possui um estilo gráfico voltado para cartoons, lembrando muito um desenho animado. Através do Cel-Shading, tecnologia que dá a modelos tridimensionais um efeito de duas dimensões, o título atinge um visual único e simplesmente perfeito para sua proposta.
O enredo conta a história de Hiro, que como já foi dito é um pequeno ninja em busca de salvar os animais de sua região, que estão sendo atacados covardemente por um exército de samurais.
A principal característica que chama atenção no jogo é a diversidade de opções, logo na curta versão demonstrativa, que exibe somente o primeiro nível do jogo, você já se depara com uma infinidade de opções, tais como utilizar um chapéu como bote, usar magia para entrar no corpo de animais e controlá-los, pescar, colher plantas e muito mais.
O jogo leva em conta muitas facetas do Ninjutsu, arte que deixou de ser uma simples técnica de combate e passou a ser considerada filosofia de vida, que exige, além de preparo físico, muita determinação, domínio mental e emocional exemplares.
É possível colher diversas plantas e, com elas, criar poções. Um exemplo é o ginseng, uma raiz japonesa utilizada como fonte de energia quando os ninjas necessitavam passar dias em missão dormindo muito pouco ou mesmo nada.
Tudo isso em uma experiência contendo jogabilidade simples que, sem dúvida será profundamente gratificante para uma ampla gama de jogadores, desde crianças entre 7 e 8 anos até adultos.
Simplicidade e diversão
Falando em crianças de 7 anos, vale deixar o recado de que seus personagem não mata os adversários: Hiro irá sim bater neles, mas apenas até que o inimigo caia no chão. Neste momento uma nuvem de fumaça toma conta de seu redor e quando ela se dissipa, um animalzinho está no lugar do inimigo.
Isso mesmo, seu adversário se transforma em coelhinhos, raposas, sapos e, no caso de adversários maiores, até mesmo javalis ou ursinhos. E falando em adversários maiores, existem aliados grandes para auxiliar Hiro com eles.
Na versão demonstrativa existem três personagens jogáveis: Hiro; uma garota com uma flauta chamada Suzume(as ninjas mulheres geralmente utilizavam música e outros artifícios artísticos ou não para seduzir seus inimigos); e um grandalhão gorducho dotado de muita força, Futo.
Enquanto Hiro usa armas ninja típicas, Futo possui uma marreta de madeira e Suzume, como já foi dito, uma flauta. O resultado do jogo é uma aventura de jogabilidade simples porém completa, gráficos de alta qualidade, e um humor excelente.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows XP / Vista
Processador: Intel Pentium IV 3.0 GHz
Memória: 512 MB (1 GB vista)
Placa de Video: 512 MB (Radeon x1300 / GeForce 6600)
Espaço Livre: 5 GB
Este produto foi adicionado em nosso catálogo em quinta 17 setembro, 2009.
|